Paulo Cheida participa de mostra no Museu de Arte de Santa Maria

Foto Gabriel Haesbaert  NewCo DSM paulo cheida sansVista parcial da mostra | Foto: Gabriel Haesbaert / NewCo DSM.
 

Santa Maria: Um dos espaços dedicados à arte mais importantes do Rio Grande do Sul, o MASM - Museu de Arte de Santa Maria - reabre as portas para o público após ter sido fechado por mais de um ano para acertos de infiltração e reforma do prédio. Segundo informa o diretor do museu, Márcio Flores, “há males que vem para o bem” porque com a reforma o museu está funcionando plenamente de acordo com as normas do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

A principal Sala de Exposições do MASM recebeu o nome de Jeanine Viero, em homenagem à artista plástica, falecida em 2016. Jeanine foi uma grande incentivadora das artes visuais no município, foi a primeira presidente da Associação dos Artistas Plásticos de Santa Maria e uma das principais responsáveis pela existência do MASM.

A reinauguração acontece com a exposição “Gravurando no Tempo - Acervo do Museu de Arte de Santa Maria”, aberta para visitação de 05 a 28 de abril, composta por 59 peças de 40 artistas que representam um panorama abrangente da gravura nacional. A mostra está dividida em três momentos: Os Precursores, Os Idealistas e Os Contemporâneos, criando uma linha cronológica de resgate da gravura nas últimas décadas. Os trabalhos em exposição foram produzidos em técnicas tradicionais e modernas, como xilogravura, litogravura, gravuras digitais e infogravuras.

cena iluminada gravura linogravura paulo cheida sans
"Cena Iluminada" - Gravura de Paulo Cheida Sans.

Entre os expositores participam gravadores com percurso histórico na arte da gravura, como Iberê Camargo, Francisco Stockinger, Francisco Maringelli, Maria Bonomi, Paulo Cheida Sans e artistas que mais recentemente têm a gravura como expansão de suas possibilidades de expressão artística.

Paulo Cheida SansPaulo Cheida Sans.

Para Paulo Cheida Sans “participar da mostra de reinauguração do MASM é uma grande honra, principalmente, por ter uma obra de minha autoria, que pertence a esse acervo há 20 anos, sendo exposta”.

Paulo recebeu “Prêmio Aquisição” no importante Salão Latino-Americano de Artes Plásticas realizado nesse museu em 1997, com a gravura “Cena Iluminada”. Cheida explica que criou e fez a matriz em linóleo dessa obra em Brasília, na ocasião em que se hospedava em um hotel com vista para o Congresso Nacional. De lá para cá parece que a sua obra representa o mesmo, ou seja, a cena “circense” da política nacional atual.

Além da exposição, outras atrações paralelas estão previstas durante a mostra. Entre elas, um recital de piano com Tânia Bomachar, a performance FeridaCalo do grupo do Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança da Universidade Federal de Santa Maria e a apresentação de projeto colaborativo para áreas urbanas, executado pelo Laboratório de Urbanismo da Ulbra Santa Maria.

A mostra “Gravurando no Tempo” poderá ser visitada até 28 de abril no Museu de Arte de Santa Maria, localizado na Avenida Presidente Vargas, nº 1400, Centro, em Santa Maria, RS.

ConviteStaMaria p
(clique na imagem para ampliar)

 
Exposição: “Gravurando no Tempo – Acervo do Museu de Arte de Santa Maria”
Abertura da mostra: 04 de abril de 2017, às 19h.
Período da mostra: de 04 a 28 de abril de 2017.

Expositores:
O Ontem... Os Precursores: Danúbio Gonçalves, Francisco Stockinger, Iberê Camargo, Vasco Prado e Zoravia Betiol. O Ontem... Os Idealistas: Airton Corrêa, Alfonso Benetti, Arlete Santa Rosa, Carlos Alberto Mayer, Denise Sanches, Edir Bisognin, Guilherme de Farias, Helga Corrêa, Henrique Fuhro, João Luiz Roth, José Francisco Maringuele, Leo Dexheimer, Lusa Rosângela Aquistapasse, Maria Bonomi, Maria Heloisa Morgado, Marina Veiga, Mario Rohnelt, Martha Silla, Miriam Tolpolar, Nelson Elwanger, Silvestre Peciar Basiaco, Suzana Gruber, Paulo Cheida Sans, Plinio Bernhaardt, Vani Foletto, Vera Chaves, Wagner Dottoz. O Hoje... Os Contemporâneos: Aracy Colvero, Cristina Rios Leme, Gustavo Freitas Dias, Kelly Julia, Marcos Souto, Simone Rosa, Simone Witt e Sonia Tomazzi.

Período de visitação: de 04 a 28 de abril de 2017.
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h.
Local: Museu de Arte de Santa Maria.
Endereço: Avenida Presidente Vargas, nº 1400 - Centro - Santa Maria, RS.

 

fonte: Portal Olho Latino