Artistas do Grupo Olho Latino participam do Projeto Toque em exposição em São Paulo

IdealizadorProjetooqueHelioSchonmann p
Hélio Schonmann - idealizador do Projeto Toque.
 
São Paulo: O Museu de Saúde Pública Emílio Ribas, do Instituto Butantan, e o Museu Osório César, do Complexo Hospitalar do Juquery, firmaram uma parceria inédita para organizar eventos culturais entre os meses de agosto de 2016 e fevereiro de 2017. Com o objetivo de dar visibilidade à história da saúde mental, a programação, além da exposição de obras de diversas técnicas, englobará atividades culturais, debates, sessões de cinema, oficinas, exposição de autorretrato, entre outras ações.
 
O primeiro resultado da parceria é a exposição “Mais Que Humanos. Arte no Juquery”, realizada no Museu Emílio Ribas com obras do acervo de artes plásticas do Juquery. A mostra conta com a curadoria de Ricardo Resende, que é o curador do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea. A curadoria educativa está sob a responsabilidade da Profa. Dra. Lílian Amaral.
 
Vista parcial Projeto Toque
Vista parcial da mostra do Projeto Toque.
 
Estão expostas mais de 100 obras de pacientes que estiveram em condição manicomial e frequentaram o Ateliê Livre criado pelo psiquiatra Dr. Osório César, na década de 1950: esculturas em argila, pinturas e também algumas peças do mobiliário histórico da instituição.
 
O Museu Emílio Ribas, especializado em história da saúde pública, acolhe com grande expectativa essa exposição. O Museu, instalado num prédio do século XIX, “amplia a cada dia suas atividades, buscando se transformar em espaço de memória, ciência e arte”, afirma sua diretora, Josiane Roza de Oliveira.
 
Entre os destaques estão programadas as oficinas do Projeto Toque, idealizadas pelo artista visual Hélio Schonmann que também organizou uma série de autorretratos em relevo feita por vários autores.
 
Segundo Hélio Schonmann, o Projeto Toque é uma instalação em processo com autoria compartilhada. Entre os participantes desse Projeto estão os artistas do Grupo Olho Latino: Alex Roch, Celina Carvalho, Cibele Marion Sisti, Maricel Fermoselli, Paulo Cheida Sans, Suely Arnaldo e Walcirlei Siqueira.
 
Artistas Grupo Olho Latino Abertura
Artistas do Grupo Olho Latino presentes na abertura da mostra: 
Paulo Cheida, Alex Roch, Celina Carvalho, Suely Arnaldo e Cibele Marion Sisti.
 
Para o coordenador do Grupo Olho Latino, Paulo Cheida Sans, diz, em nome de sua equipe, que “é uma honra muito grande estar participando de tão significativo evento, dada a relevância das obras e dos objetivos dos organizadores”.
 
O evento, iniciado em 20 de agosto, estará com a exposição e desenvolvendo as atividades culturais até 23 de fevereiro de 2017.
 
O Museu de Saúde Pública Emílio Ribas está situado na Rua Tenente Pena, 100, Bom Retiro, em São Paulo. A mostra abre para visitação de terça a quinta-feira das 9h às 16h30 e a entrada é gratuita. A mostra tem o apoio da Casa da Lapa, Casa Rodante e do Curso de Pós-Graduação em Artes – Instituto de Artes da Unesp. Para maiores informações acesse:  http://bit.ly/2byP2O0

 

Exposição: “Mais Que Humanos. Arte no Juquery”.
Período da mostra: 20 de agosto de 2016 a 23 de fevereiro de 2017.
Visitação: de terça a quinta-feira das 9h às 16h30.
Entrada gratuita.
Endereço: Rua Tenente Pena, 100, Bom Retiro, São Paulo, SP.
Telefone: (11) 2627-3880.