Museu Olho Latino é reinaugurado e lança catálogo digital do acervo nacional

reabertura museu olho latino
Cena da reabertura.
 
Atibaia: Juntamente com a reinauguração do Centro de Convenções “Victor Brecheret”, o Museu Olho Latino retornou suas atividades em sua sede em Atibaia, SP, com duas mostras simultâneas abertas no dia 20 de novembro às 20h. Estiveram presentes os diretores e fundadores do Museu, Paulo Cheida Sans e Celina Carvalho, o prefeito Saulo Pedroso de Souza, o Secretário de Cultura Luís Otávio Fritolli, autoridades, artistas e um grande público que puderam apreciar uma apresentação musicial da Faminha – Fanfarra Municipal de Atibaia e um show intimista da Big Band, sob comando do renomado maestro Roberto Sion. O Centro de Convenções sofreu reforma e adaptações desde 2013, melhorando a área externa e os acertos de manutenção no prédio.
 
Na ocasião, além da abertura das duas exposições simultâneas, aconteceu o lançamento do Catálogo Digital do Acervo Nacional do Museu Olho Latino. No térreo está exposta a mostra “Coleção J. Borges”, que traz 15 xilogravuras que o Museu Olho Latino possui desse artista, constituindo uma das coleções mais importantes do museu.  Em 2005, José Francisco Borges, conhecido como J. Borges, recebeu do Estado de Pernambuco o título de Patrimônio Vivo e em 2006 foi considerado pelo jornal New York Times o “Gênio da Cultura Popular”.
 
Reabertura atibaia centro de convecoes museu olho latino
Cena da reabertura.
 
A outra exposição, no 1º piso, “Simbologias da Vida” é uma mostra coletiva com artistas que simbolizam e representam a variedade de estilos que faz o Acervo Nacional do Museu Olho Latino ser tão expressivo.  Ao todo são 10 artistas os autores das gravuras que compõem essa segunda mostra: Celina Carvalho (Campinas, SP), Cláudia Sperb (Novo Hamburgo, RS), Evandro Carlos Jardim (São Paulo, SP), Glenn Hamilthon (Atibaia, SP), Hélio Schonmann (São Paulo, SP), Marlene Crespo (São Paulo, SP), Miriam Topolar (Porto Alegre, RS), Norberto Stori (São Paulo, SP), Rogério Mourtada (Campinas, SP) e Sérgio Lima (Fortaleza, CE).
 
Durante a abertura, o curador Paulo Cheida Sans falou sobre a importância da gravura na Arte, comemorando o lançamento do catálogo digital do Acervo Brasileiro Olho Latino, cujo projeto conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura - Programa de Ação Cultural 2013.
As exposições estão abertas para o público até 19 de dezembro com entrada gratuita. O Museu Olho Latino e Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret”, estão localizados na Al. Lucas Nogueira Garcez, 511 - Parque das Águas – em Atibaia, SP.

 

fonte: Portal Olho Latino